Vira e mexe alguém me faz a clássica pergunta: "Qual foi a cidade que você mais gostou na Europa?". Sem titubear, logo respondo: "Zagreb". Já estou acostumado a ouvir como resposta um "ahn?", "onde?" e afins. Passados os balbucios e as sobrancelhas arqueadas, sei que devo explicar minha polêmica escolha hipotética. Fácil: a capital croata significa tudo de bom e puro que há no mundo.
Como a praga chamada euro ainda não chegou lá - a Croácia sequer faz parte do clubinho vip conhecido como União Europeia -, tudo é muito barato até para nós, pobres não-europeus. Pode-se comer um belo prato de carne (sentado num restaurante) por menos de 5 euros - ou melhor, 35 kunas. Minha sugestão é ir no mercado e torrar as moedinhas locais em bera com limão, mil vezes melhor do que aquela tentativa frustrada da Skol de alguns anos atrás.
Mais do que comes e bebes, a atmosfera de Zagreb é invejável. O pecado capital é esse mesmo: inveja. Meia-noite de sexta-feira e tudo que se vê são jovens batendo papo segurando seu copão (barato) de cerveja seja na parte alta da cidade - com a catedral toda iluminada como pano de fundo - seja nas belas e convidativas praças do centro. Bandidos, estupradores, assassinos em série? Nem sombra deles. Os dois carros de polícia por quadra pelo jeito surtem efeito.
E sabe o que é o melhor de tudo? Os croatas não deixam subir à cabeça o fato de viverem num lugar tão sensacional - eles nem devem se dar conta disso. Os atendentes das lojas são prestativos e até simpáticos. Os jovens já superaram as picuinhas contra os vizinhos bálcãs (leia-se Sérvia) e agora até torcem para o Djokovic. Tem como não amar?
** A onipresente estátua do 'homem sobre cavalo' faz companhia aos boêmios zagrebinos.
É verdade, Zagreb é um ótimo lugar pra se visitar, aliás a Croácia vem sendo roteiro de muitas pessoas ultimamente, sem contar que é lindo .. e eu sou suspeita pq tbm adoro Praga.
ResponderExcluir