Pular para o conteúdo principal

As 10 cidades mais visitadas do mundo


Admita: quando você pensa em cidades cheias de turistas, lhe vêm à cabeça grandes cidades europeias como Paris e Roma, outras menores com inegável poder sedutor sobre os viajantes como Florença e Veneza ou talvez destinos estadunidenses sempre na moda pra nós, brasileiros, como Nova York ou Miami.


Mas não.

O mundo é um lugar muito grande e, embora relutemos a aceitar, não se resume ao país onde moramos, aos locais onde nós sonhamos em conhecer ou ao nosso vizinho lá da América do Norte. O que estou querendo dizer é o quanto menosprezamos a força e a representatividade da Ásia. Dê uma olhada na figura abaixo:





Parece incrível para nós, euroamericanocentristas, mas existem mais pessoas habitando esta pequena região da Ásia do que todo o resto do planeta. E esses asiáticos também viajam - perferencialmente para locais que unam os atrativos que todos nós buscamos em nossas férias, mas que sejam pertinho das casas deles.


Foi assim que Macau ultrapassou Las Vegas como o maior destino para amantes do jogo no mundo - e disparou. De acordo com dados da CNN, os cassinos movimentaram 45 bilhões de dólares por lá em 2013, enquanto esta quantidade não passou de 6,5 bi na Cidade do Pecado (sete vezes menos).


Macau não entrou na lista das 10 cidades com o maior número de desembarque de turistas estrangeiros (para ser honesto, nem Las Vegas), mas o continente asiático conta com seis representantes no Top 10. A Europa possui quatro cidades na lista, enquanto a América só conseguiu emplacar uma (a soma dá 11 porque Istambul pertence a dois continentes). Vamos à lista:     

10. Barcelona, Espanha: 8,41 milhões de visitantes estrangeiros em 2013


Destino muito procurado pelo jovens devido a sua famosa vida noturna, a capital da Catalunha é a terceira cidade mais visitada por turistas estrangeiros na Europa. Lotada de alemães e outros europeus do Norte nos meses de verão, Barcelona é provavelmente a única cidade no mundo cuja atração mais famosa ainda está incompleta: a estupenda igreja da Sagrada Família, de Antoni Gaudí. O projeto do templo foi iniciado em 1882, mas sua construção está planejada para acabar de fato apenas em 2026, no centenário de morte de Gaudí (clique aqui para conferir como vai ficar a construção).



9. Hong Kong, China: 8,72 milhões



Hong Kong é uma das duas cidades-Estado que compõem a lista (a outra é Singapura). Importante centro financeiro da Ásia, Hong Kong atrai muito turismo de negócio, embora também apresente atrativos além de grande competitividade econômica e um dos maiores PIB per capita do mundo (incríveis 50.900 dólares - o do Brasil é 11.700). Hong Kong possui uma arquitetura moderníssima, o que rende belas fotos do “skyline” da cidade. A qualidade de vida é invejável (expectativa de vida: 83,8 anos) e os índices de criminalidade são ridiculamente baixos (houve 17 assassinatos durante 2011 inteiro).  


8. Kuala Lumpur, Malásia: 9,2 mi


Talvez você só conheça a capital da Malásia por causa do desaparecimento do avião da Malaysia Airlines ou por abrigar o que já foi o maior edifício do mundo (ou melhor, edifícios). Mas 9,2 milhões de pessoas considera que Kuala Lumpur tem mais a oferecer. A grande atração é, de fato, as Torres Petronas. Concluídas em 1998, reinaram por 5 anos como o edifício mais alto do mundo, com 452 metros. Hoje, estão abertas à visitação, mas é preciso muita paciência para conseguir um dos poucos ingressos disponíveis por dia - os bilhetes são emitidos para intervalos de tempo de 15 minutos e cada horário é limitado a 20 visitantes. Este link do Wiki How vai te ajudar a ser um dos sortudos do dia.


Kuala Lumpur atraiu absurdos 1,8 milhão de turistas de Singapura ano passado, que gastaram 975 milhões de dólares na cidade. Completam a lista de origens mais comuns as asiáticas Jacarta e Bangkok e Melbourne, na Austrália.


7. Dubai, Emirados Árabes: 9,89 mi


Os famosos petrodólares atingem sua plena representatividade no emirado árabe. O nascimento da cidade como potência econômica (e, mais recentemente, turística) se deu, de fato, devido à extração de petróleo, mas hoje em dia a atividade representa menos de 7% do PIB do emirado. E apesar da cidade estar praticamente do outro lado do planeta, está a apenas 14h40mins de distância do Aeroporto de Guarulhos - que tem voos diretos diários do Brasil para lá.


6. Istambul, Turquia: 10,37 mi


A capital moral da Turquia é a perfeita mistura do Ocidente com o Oriente. Única cidade dividida em dois continente (a parte europeia cheia de atrações e “rica”; a asiática, mais pobre e sem grandes atrativos), Istambul é um destino exótico-seguro por si só, mas pode também ser a ponte de ligação com destinos ainda mais loucos. A Turkish Airlines é a companhia que voa para mais países no mundo: são 203 destinos em 105 países. Entre eles, Quirguistão, Somália, Kosovo e Brasil.


Apesar da mescla Europa-Ásia, as cinco maiores cidades de origem dos turistas são todas europeias: Londres (458 mil viajantes), Paris (409 mil), Amsterdã (319), Frankfurt (316) e Munique (295).     


5. Nova York, Estados Unidos: 11,52 mi



A Capital do Mundo é a cidade mais visitada do continente americano, mas ainda precisaria aumentar seu contingente de turistas em 40% para chegar ao topo da lista. Para os brasileiros, porém, a Grande Maçã ainda é a menina dos olhos: o número de brazucas em NY cresceu impressionantes 446% entre 2006 e 12. Nós já ocupamos o terceiro no ranking de estrangeiros visitantes em Nova York, apenas atrás dos colonizadores britânicos e dos vizinhos canadenses. São Paulo é terceira na lista das cidades de origem dos turistas em NY, apenas atrás Londres e Toronto. Nada mais nada menos do que 733 mil pessoas fizeram este trajeto em 2013 - e gastaram 1,6 bilhões de dólares por lá.

4. Singapura: 11,72 mi



A cidade-Estado maravilha que é abraçado pela Malásia mostra que atrai turistas tão bem quanto dá educação às suas crianças e cuida de suas gestantes. A apenas 137km da Linha do Equador (o que confere à cidade o clima tropical e as temperaturas jamais abaixo de 23°C), Singapura já esteve sob domínio inglês - do começo do século 19 até 1963 - e malaio - de duas semanas depois da independência do Reino Unido até 1965. Hoje, a cidade-Estado se vira muito bem sozinha. É o local onde proporcionalmente existem mais milionários no mundo - 1 em cada 6 habitantes possui 1 milhão de dólares na conta.


Das cinco cidades que mais enviam turistas a Singapura, todas são do continente asiático.


3. Paris, França: 13,92 mi


Beliscando uma medalha, a Cidade Luz pode se gabar de ser a capital do país que mais recebe turistas no planeta todo. A França lidera esse ranking com o desembarque de 83 milhões de visitantes gringos. Os Estados Unidos vêm na sequência com 67 mi, enquanto o terceiro lugar é curiosamente divido entre Espanha e China. Ambos receberam 57,7 milhões de turistas de fora em 2012. O Brasil comemorou, no fim de 2013, a chegada do turista número 6 milhões. Um recorde, mas ainda muito abaixo do topo da lista.


Os maiores frequentadores de Paris são bem diversificados. A americana Nova York (510 mil) aparece apenas atrás de Londres (572 mil) na lista de maior fonte de turistas estrangeiros, seguida da asiática Tóquio (464). Roma e Frankfurt completam o top 5.


2. Londres, Inglaterra: 15,96 mi



Líder da lista divulgada ano passado, a capital inglesa teve que se contentar com a prata este ano. A maior fonte de visitantes de fora do país é Dublin, logo ali na ilha ao lado, que enviou 717 mil visitantes à terra da rainha em 2013. Em seguida vêm os nova-iorquinos (684 mil) e europeus do norte: Estocolmo, Amsterdã e Frankfurt, na ordem.  


1. Bangkok, Tailândia: 15,98 mi



A capital tailandesa foi - talvez ‘surpreendentemente’ para alguns - a cidade que vai recebeu turistas estrangeiros em 2013, chegando ao topo do ranking pela primeira vez, desde que a lista da Master Card foi criada, em 2010. A cidade apresentou um crescimento expressivo de 18% ao ano em 2011 e 12, além de quase 10% ano passado.


Embora atraia viajantes daqui devido a seus budas gigantes de ouro, templos e mercado flutuante, Bangkok - a dez fusos horários e 1.942 dólares de distância de nós - não é exatamente um ímã de turistas brasileiros. Segundo a diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia, Kulpramote Walnnalert, o Brasil é um mercado muito grande e o interesse pelo país asiático tem aumentado muito nos últimos anos. “Estamos aqui para conhecer melhor o mercado e entrar em contato com as operadoras locais para estimular a formatação de pacotes para a Tailândia”, explicou na época de uma visita ao nosso país. 20 mil brasileiros visitaram a Tailândia em 2011.


Muito pouco comparado com os vizinhos. 1 milhão de turistas de Singapura, por exemplo, desembarcaram em Bangkok ano passado, seguidos por Tóquio (973 mil) e Hong Kong (860 mil). As cinco cidades que mais enviaram visitantes à capital tailandesa são todas da Ásia.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Água

A Europa não possui a abundância de água de que o Brasil dispõe, o que se reflete em detalhes do cotidiano. No hostel de Edimburgo, o chuveiro não contava com o tradicional registro para abri-lo. Em seu lugar, um botão, que liberava água durante menos de 20 segundos (!). Quer mais água? Aperte-o novamente e curta mais um terço de minuto de seu banho. A ideia era dar uma passada de água no corpo todo, demorar o tempo que fosse se ensaboando e só liberar água novamente no fim do banho para tirar o sabão. A iniciativa é linda maravilhosa, mas não funcionou comigo. Até tentei ser ecologicamente responsável no começo. Porém, após sentir a brisa fresca dos 3 graus que fazia lá fora, decidir viver com a culpa - e com o incômodo de acionar o maldito botão a cada 20s. Recusei a sacola plástica no mercado mais tarde e ficamos quites, o planeta e eu. ** "Terra, Planeta Água..."

Las Vegas: O ponto mais brilhante da Terra visto do espaço

Las Vegas é o lugar mais brega e, ao mesmo tempo, mais cool do mundo. O local mais surpreendente e mais óbvio do planeta. Você olha para um lado e diz “é só isso?”. Olha pro outro e fala “uau, é tudo isso!”. Se o slogan ufanista da ditadura clamava a necessidade de amar ou deixar nosso país, o mesmo acontece no deserto de Nevada. Ou você ama essa extravagância altamente iluminada ou já começa a pensar na próxima parada de sua road trip. Ao verificar um mapa do meio-oeste estadunidense, tem-se a impressão de que Las Vegas está no meio do nada. Bingo!, você está certo. Ok, Los Angeles está a meros 400 km a sudoeste (em um país ainda maior do que o Brasil, qualquer trecho de três dígitos deve ser comemorado). Por outro lado, a menos de 200 km dali encontra-se o Vale da Morte - de nome autodescritivo.  Se você optar por chegar à capital mundial do entretenimento pela estrada, o fator “estamos no cenário de um desenho animado da Acme” deve ser levado em consideração. Chegam