Pular para o conteúdo principal

Os 10 aeroportos mais movimentados do mundo

Faça suas apostas: qual é o aeroporto que mais recebeu passageiros em 2013? Uma rápida volta pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (o maior do país) e tem-se a impressão de que não é possível haver mais gente transitando pelo mesmo aeroporto. 

Porém, o GRU ocupa apenas a 33a colocação nesta lista, com pouco menos de 36,5 milhões de passageiros transportados ano passado. No top 50, foi o destino que mais subiu posições (10), com um incremento de 10,6% na movimento de 2012. Até 2009, sequer figurava no rol.

Famoso cenário do programa "Chegadas e Partidas"
Os Estados Unidos, sempre eles, possuem o maior número de aeroportos nas primeiras 50 posições: 17, incluindo 4 no top 10. A Ásia já possui outros 4 representantes entre os 10 primeiros. Duas cidades europeias completam a lista.

Você imagina quais sejam essas cidades? Confira se você adivinhou certo na lista abaixo:

10. Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta, em Jacarta, Indonésia: 59,7 milhões de passageiros em 2013

Era apenas o 36° mais movimentado em 2008, com quase a metade do contingente (32,1 mi).

9. Aeroporto Internacional Dallas-Fort Worth, em Dallas, EUA: 60,4 milhões

Chegou a ser o 5° colocado nessa lista no ano 2000, quando transportava mais passageiros do que hoje em dia (60,6 mi).

8. Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, França: 62 mi


Nos últimos 10 anos, o principal local de chegada a Paris se manteve entre as 7a e 8a posições, mas o número de passageiros teve uma alta considerável para um país já desenvolvido: 29% entre 2003 e 2013.

7. Aeroporto Internacional de Dubai, Emirados Árabes Unidos: 66,4 mi


O incrível boom do emirado após a virada do milênio se reflete no aeroporto local. Em 2007, era apenas o 27° da lista, com um movimento de 34,3 milhões de pessoas - alta de 93,5% em 6 anos.

6. Aeroporto Internacional de Los Angeles, EUA: 66,7 mi


LA chegou a figurar em 3° na lista em 2000, ano em que recebeu apenas 300 mil passageiros a menos do que em 2013.

5. Aeroporto Internacional de O’Hare, em Chicago, EUA: 66,8 mi


Assim como quase todos os aeroportos estadunidenses, O’Hare já viveu dias mais agitados: era o 2° mais movimentado do mundo até 2008. No ano anterior, 77,6 milhões de pessoas passaram por lá, 13,9% a menos do que ano passado.

4. Aeroporto Internacional de Tóquio, Japão: 68,9 mi


Mantém-se constante no top 5 desde 2001, quando transportou 10 milhões a menos do que em 2013.

3. Aeroporto Heathrow, em Londres, Inglaterra: 72,3 mi

A segunda cidade mais visitada do mundo conta com o terceiro aeroporto mais movimentado. 

Já chegou a ocupar a segunda colocação em 2009, mas o número de pessoas segue aumentando, tendo quebrado a barreira dos 70 milhões em 2012 e alcançando a maior marca da história em 2013.

2. Aeroporto Internacional de Pequim, China: 83,7 mi

Garantindo o segundo posto desde 2010, o boom de Pequim ocorreu na década passada. Era 26° da lista em 2002 com 27 milhões de passageiros, subiu para 9° em 2006 já com um movimento de 48 milhões de viajantes e alcançou o top 3 em 2009 com 65 milhões. Em 11 anos, o aumento foi de 207%.

1. Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, EUA: 94,4 mi


Líder absoluto desde que a lista foi criada, o aeroporto de Atlanta é a sede da companhia aérea Delta, o que contribui para a eterna primeira colocação. 

De lá, a Delta voa direto para Brasília, Rio e São Paulo. No total, são 210 destinos com voos sem escala a partir dos quatro cantos do mundo, desde Seul, Joahanesburgo ou Dubai.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Água

A Europa não possui a abundância de água de que o Brasil dispõe, o que se reflete em detalhes do cotidiano. No hostel de Edimburgo, o chuveiro não contava com o tradicional registro para abri-lo. Em seu lugar, um botão, que liberava água durante menos de 20 segundos (!). Quer mais água? Aperte-o novamente e curta mais um terço de minuto de seu banho. A ideia era dar uma passada de água no corpo todo, demorar o tempo que fosse se ensaboando e só liberar água novamente no fim do banho para tirar o sabão. A iniciativa é linda maravilhosa, mas não funcionou comigo. Até tentei ser ecologicamente responsável no começo. Porém, após sentir a brisa fresca dos 3 graus que fazia lá fora, decidir viver com a culpa - e com o incômodo de acionar o maldito botão a cada 20s. Recusei a sacola plástica no mercado mais tarde e ficamos quites, o planeta e eu. ** "Terra, Planeta Água..."

Las Vegas: O ponto mais brilhante da Terra visto do espaço

Las Vegas é o lugar mais brega e, ao mesmo tempo, mais cool do mundo. O local mais surpreendente e mais óbvio do planeta. Você olha para um lado e diz “é só isso?”. Olha pro outro e fala “uau, é tudo isso!”. Se o slogan ufanista da ditadura clamava a necessidade de amar ou deixar nosso país, o mesmo acontece no deserto de Nevada. Ou você ama essa extravagância altamente iluminada ou já começa a pensar na próxima parada de sua road trip. Ao verificar um mapa do meio-oeste estadunidense, tem-se a impressão de que Las Vegas está no meio do nada. Bingo!, você está certo. Ok, Los Angeles está a meros 400 km a sudoeste (em um país ainda maior do que o Brasil, qualquer trecho de três dígitos deve ser comemorado). Por outro lado, a menos de 200 km dali encontra-se o Vale da Morte - de nome autodescritivo.  Se você optar por chegar à capital mundial do entretenimento pela estrada, o fator “estamos no cenário de um desenho animado da Acme” deve ser levado em consideração. Chegam

As 10 cidades mais visitadas do mundo

Admita: quando você pensa em cidades cheias de turistas, lhe vêm à cabeça grandes cidades europeias como Paris e Roma, outras menores com inegável poder sedutor sobre os viajantes como Florença e Veneza ou talvez destinos estadunidenses sempre na moda pra nós, brasileiros, como Nova York ou Miami. Mas não. O mundo é um lugar muito grande e, embora relutemos a aceitar, não se resume ao país onde moramos, aos locais onde nós sonhamos em conhecer ou ao nosso vizinho lá da América do Norte. O que estou querendo dizer é o quanto menosprezamos a força e a representatividade da Ásia. Dê uma olhada na figura abaixo: Parece incrível para nós, euroamericanocentristas, mas existem mais pessoas habitando esta pequena região da Ásia do que todo o resto do planeta. E esses asiáticos também viajam - perferencialmente para locais que unam os atrativos que todos nós buscamos em nossas férias, mas que sejam pertinho das casas deles. Foi assim que Macau ultrapassou Las Vegas como o